DICAS E RESOLUÇÕES PARA EMPREENDEDORES MOTIVADOS

Home / Cowork / DICAS E RESOLUÇÕES PARA EMPREENDEDORES MOTIVADOS
Em Cowork, Dicas, Empreendedorismo

Linked-In

Um novo ano se inicia e com ele novas oportunidades para renovar as energias e objectivos, tanto a nível profissional como pessoal.

Um ano novo é sempre um ano diferente no que concerne à economia e aos negócios. Em 2018, teremos de  estar melhor preparados e posicionados para eventuais desafios/ dificuldades e para o investimento sem, no entanto, deixar o optimismo. Abaixo listamos algumas resoluções que os empreendedores e empresários estabelecidos podem adoptar de modo a estarem melhor posicionados ao nível dos negócios em 2018.

  1. Entender melhor a sua proposta de valor, aquilo que torna a sua empresa única, ‘empreendedora’e ‘inovadora’.

A primeira promessa que um empreendedor deve fazer para 2018 é compreender o seu negócio mais profundamente. Para isso, ele deve reunir todos os dados que puder.

É necessário compreender quais são os meios de que dispõe a empresa, quais são as potencialidades que podem ser exploradas e quem são os maiores clientes. Indicadores de vendas, melhores mercados e produtos mais populares também são indispensáveis. Se esse acompanhamento puder ser feito em tempo real, melhor ainda pois esses dados serão essenciais para tomar decisões, como aumentar as vendas ou expandir a actuação da companhia.

  1. Organizar as finanças

Este é um erro comum em várias empresas, desde as mais novas às mais maduras. Um dos indicadores de uma empresa é sua saúde financeira. Uma boa planilha com saldo de caixa, gastos, pagamentos, vendas e dinheiro a receber é uma das ferramentas mais fundamentais para um negócio. Para além disso não nos podemos esquecer de avaliar as nossas responsabilidades fiscais. Quando foi a última vez que fez uma auditoria à sua contabilidade?  Etc etc.

  1. Maximizar as oportunidades que estão perto

Fechar mais negócios e aumentar a facturação pode parecer uma promessa de ano novo até um pouco óbvia, contudo, é preciso reflectir sobre como esse objetivo será alcançado.

Uma maneira é  prestar mais atenção às oportunidades à sua volta. Que negócios faz a empresa eu trabalha ao seu lado? Que sinergias podem ser feitas entre a sua empresa e a empresa da sala em frente à sua? Etc etc.

  1. Melhorar a gestão do tempo

Por vezes as 24h do dia parecem poucas, mas rapidamente se acumulam em semanas, depois meses e por fim o ano termina sem darmos por isso.

É muito importante, por isso organizarmos o nosso tempo para honrarmos os nossos compromissos. Estabelecer horários para começar e terminar os trabalhos e seleccionar melhor os compromissos.

  1. Maximizar o potencial da equipa

É muito importante que o empreendedor não tente carregar a empresa sozinho, por isso para alem da gestão de tempo é importante fazer uma boa gestão dos recursos humanso à sua disposição.

Delegar mais tarefas também faz parte desse objectivo e novas contratações podem ajudar.

Que talentos estão a ser sub aproveitados na sua equipa? Que novos desafios irão lançar para motivar a equipa? Colocar as pessoas certas nos lugares certos etc etc

Com estas sugestões acreditamos que tem o mínimo que precisa para um ano cheio de conquistas e de uma melhor organização rumo ao sucesso da sua empresa. Está preparado?

Stories recentes

Deixe um comentário

Contacta-nos