COWORKING: MUITO PARA ALÉM DE UM ESCRITÓRIO, UM ESTILO DE VIDA

Home / Cowork / COWORKING: MUITO PARA ALÉM DE UM ESCRITÓRIO, UM ESTILO DE VIDA

Linked-In-2

O coworking estabeleceu-se no mundo, e em Moçambique em particular, como uma proposta inovadora de mercado, apresentando neste momento uma crescente expansão e uma certeza de que veio para ficar.

Com este cenário, uma nova forma de trabalho nasce focada no inter-relacionamento e na troca de ideias entre profissionais e suas empresas. Muito para além de simples escritórios, os espaços de coworking representam locais em que profissionais de diferentes segmentos se influenciam uns aos outros, impactando as suas vidas de forma positiva a partir do networking e da colaboração.

Os espaços colaborativos de trabalho não se revelam frutíferos apenas para pequenos empreendedores mas também para grandes empresas que adoptam este modelo pois estimula a interacção entre pessoas de diferentes áreas, para além do facto de permitir um alívio no que concerne aos custos de aluguer e manutenção de espaços, sendo por isso que grandes corporações têm também aderido a esta forma de trabalho.

Mesmo diante da crise económica em que o país está mergulhado, o coworking continua em pleno crescimento oferecendo soluções para os novos empreendedores e outros profissionais que encontram neste tipo de espaços uma melhor solução para as suas necessidades, isto porque os espaços de coworking não oferecem apenas a comodidade de pagar uma mensalidade e ter acesso a toda infraestrutura necessária mas, sobretudo, permite a possibilidade de estabelecer vários contactos e relacionamentos profissionais. Vale ainda a pena referir que algumas empresas e também alguns trabalhadores independentes já chegaram à conclusão de que no mundo de hoje o trabalho pode ser realizado a partir qualquer local, bastando para isso um computador ou um telemóvel conectado à internet, exigindo-se, no entanto, muita disciplina por parte do profissional. Este cenário possibilitou a expansão de ofertas de tipos de coworking, desde coworks flexíveis, onde se pode trabalhar durante um período muito curto em uma cidade onde se vai a negócios ou por lazer, até a coworks nocturnos ou os coworks nómadas em que os coworks rentabilizam as vantagens de terem locais com as adequadas condições de trabalho, de modo a se deslocarem pelo mundo trabalhando.

Alguns espaços de coworking também têm apostado na segmentação. São vários os espaços que concentram no mesmo ambiente empreendedores, serviços, recursos e conteúdos focados em uma determinada área de actuação, podendo abarcar desde designers, arquitectos, advogados, médicos, entre outros num espaço único permitindo melhor oferta e optimização das relações de trabalho.

O modelo de negócio de coworking tem agregado valor para todo o ecossistema ao difundir a cultura da colaboratividade, onde cada profissional pode contribuir para o projecto do outro, ajudando a melhorar projectos por todo o mundo. Por fim, importa lembrar que os espaços de coworking são também, um pouco por todo o mundo, elementos catalisadores de eventos e iniciativas para ajudar os seus membros na realização dos seus objetivos profissionais, criando oportunidades de interacção e aprendizagem que vão muito para além do espaço físico que providenciam. Agora, entre nós, como seria o seu espaço de coworking de sonho?

 

 

 

Stories recentes

Deixe um comentário

Contacta-nos