Cowork Lab Dicas | Como Manter a Empresa em Épocas de Crise

Home / Dicas / Cowork Lab Dicas | Como Manter a Empresa em Épocas de Crise
Em Dicas, Sem categoria
Manter uma empresa funcional em tempos de crise não é uma tarefa fácil, sobretudo quando se trata de um abalo profundo e complexo como o que se atravessa nos tempos actuais. Em termos de significado, a crise representa uma alteração do status quo, uma mudança brusca de um qualquer evento ou acontecimento, sendo, muitas vezes simbólico ou física, representada pela escasssez ou situações complicadas. Dentro deste quadro, muitos empresários questionam-se sobre como manter os negócios e principalmente os seus colaboradores. A decisões a ser tomadas variam, sendo que alguns são forçados a encerrar definitivamente as suas empresas; outros optam pela diminuição do seu quadro pessoal e a efectuar cortes orçamentais para poder sobreviver à crise. É preciso, no entanto, repensar sobre o tipo de negócio e como mantê-lo firme; ajustar os gastos e os lucros de acordo com a situação actual é um dos pressupostos a ter em consideração, tendo sempre em conta que as situações de crise são cíclicas e, portanto, não estar preparado para suprir essas necessidades pode fazer com que a empresa decline e não consiga recuperar-se.

O desafio de um gestor para manter a sua empresa sólida no mercado, consiste na confiança e na qualificação dos processos de gestão. Descomplicar e agilizar tornam-se, portanto, nas palavras de ordem. Lembre-se que a crise também pode ser uma oportunidade de reposicionamento dos seus serviços ou da sua marca.

Existem alguns pontos importantes para destacar uma gestão eficiente, incluindo ações que geram confiança e credibilidade da empresa mesmo em tempos de crise. Mostrar-se capaz de superar as adversidades e as incertezas do mercado faz de qualquer gestor um verdadeiro líder para sua equipe.
Investir na inovação criando diferenciais competitivos pode mostrar-se uma boa estratégia nos momentos de crise. A busca de alternativas para executar certas tarefas ou processos, em todas as áreas, e o estímulo aos colaboradores é uma porta aberta à competitividade.

Estabelecer um planeamento e definir metas é também essencial para qualquer negócio, principalmente em tempos de crise econômica. Um plano realista, baseado em experiências passadas e ajustando com as necessidades futuras. Com um planeamento claro é possível precaver-se de imprevistos e é mais fácil guiar-se no dia a dia.
Outra forma indispensável é analisar e repensar investimentos, enquanto alguns retraem investimentos, pode-se, muito bem, investir recursos em iniciativas que tragam algum resultado no futuro. É necessário, no entanto assegurar a estrutura da manutenção do negócio.

Existe outras várias formas de enfrentar a crise, afinal ela é um fenómeno ao qual o homem está sujeito, contudo é preciso enfrentá-la com optimismo e, acima de tudo, com planos de contigência à altura. Vencer o medo da mudança, abrir-se ao novo e questionar a nossa forma de pensar e agir são algumas lições que esta crise nos lega. No próximo mês tem mais dicas Cowork Lab.

Stories recentes

Deixe um comentário

Contacta-nos