ICEM Capacitando a geração de jovens empreendedores

Home / CoWork Lab Maputo / ICEM Capacitando a geração de jovens empreendedores
O Instituto de Capacitação de Empreendedorismo de Moçambique foi fundado há 3 anos atrás pela Susana e alguns socios portugueses para desenvolver serviços e soluções dirigidas à capacitação de talento.
Os programas inicialmente eram mais focados numa oferta de cursos de gestão e empreendedorismo, através de concursos para adultos e crianças.
“Desde o inicio, percebemos que as empresas não estavam a investir em grandes projectos de responsabilidade social de médio e longo prazo. Então começamos com pequenas iniciativas para demonstrar o nosso conceito.”
Equipa ICEM Moçambique
Porque escolheste a CoWork Lab?
Desde a nossa fundação, nós baseámo-nos na CoWork Lab porque gostamos do espírito colaborativo que promove. No ano passado, trabalhamos durante vários meses num projecto com a International Youth Foundation, um dos outro clientes da CoWork Lab. Neste projecto oferecemos capacitação em empreendedorismo e apoio na implementação de negócios geradores de renda para mais de 100 jovens residentes na Matola (Machava, Tsalala e Kongolote).
Cada pessoa participou num programa de três meses, que incluiu um curso intensivo de empreendedorismo e apoio na implementação de novos negócios ou reestruturação de negócios já existentes.
Quale foi o vosso maior projecto?

O projecto do qual tenho mais orgulho é o “Moza Challenge”. Este projecto consiste num jogo sobre literacia financeira em que os participantes, divididos em equipas, aprendem a gerir uma empresa em ambiente concorrencial. O objectivo principal é a maximização do valor da empresa. Têm contacto com conceitos de gestão: gestão de pessoas, dívida, financiamento bancário, preço, mercado, qualidade, taxas da juro, indicadores financeiros, etc.. Através desta simulação os conceitos são simplificados e utilizados na prática.A edição de 2015 teve lugar na Escola Secundária Heróis Moçambicanos, Escola Secundária Malhazine, Escola Comunitária Armando Emilio Guebuza, Escola Secundária Nelson Mandela e Escola Secundária Machava-Sede.

Agora estamos envolvidos na fase de conceito de um novo projecto que visa o desenvolvimento de negócios para milhares de mulheres em todo o país nos próximos cinco anos. Trabalhando com uma equipa internacional e contribuindo com a nossa compreensão da realidade local de Moçambique fez-nos sentir muito orgulhosos de quão longe temos chegado, e deu-nos confiança para acreditarmos que obteremos resultados ainda maiores neste ano.

Facebook: ICEM Moçambique

Contactos: susana.bandarrinha@icem.co.mz

Artigos recomendados

Deixe um comentário

Contacta-nos